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O SEO Off Page está entre a rede de técnicas de SEO e estratégias quando o assunto é melhorar a classificação do site nos buscadores. Essa abordagem possibilita, sobretudo, gerar visibilidade e potencializar indicações de qualidade para o seu negócio.
Entender o papel do SEO Off Page é fundamental para promover um trabalho completo de otimização. Afinal, estar nas primeiras posições do Google, por exemplo, proporciona benefícios como fortalecer a presença digital e estimular o tráfego orgânico para o negócio.
Neste artigo, abordaremos o que é SEO Off Page e quais estratégias adotar para impulsionar o seu site por meio de ações externas. Boa leitura!
O que é SEO Off Page
O SEO Off Page é um conjunto de estratégias de Otimização para os Mecanismos de Busca realizadas fora do ecossistema de um domínio e visando obter, principalmente, backlinks.
Então, o trabalho do SEO Off Page relaciona técnicas para gerar links ou menções relevantes apontando para páginas do seu site, blog ou ecommerce. Com isso, mediante ações externas ao domínio, o site conquista autoridade e alcance nos motores de busca.
Afinal, para os buscadores (como o famoso Google), um site indicado por outro bem classificado e relevante é mais valioso do que um site sem indicação nenhuma.
Em um plano estratégico e inteligente elaborado por uma agência de SEO, o SEO Off Page oferece diversas vantagens para o seu site, como:
- Gerar tráfego orgânico;
- Ser indicado por referências do segmento;
- Obter resultados a longo prazo;
- Gerar visibilidade para a marca;
- Aumentar as conversões.
Diferença entre SEO On Page e Off Page
O SEO On Page e Off Page são complementares na construção de uma estratégia de otimização do site. Além disso, essa fusão é fundamental para conquistar a melhor posição em uma SERP – a página de resultados da pesquisa nos buscadores.
Porém, apesar de trazerem ações com o mesmo propósito final, esses conceitos são distintos. Para diferenciar o que é SEO Off Page e On Page, basta lembrar da área de aplicação das táticas de cada técnica.
O SEO Off Page são todas as atividades de otimização executadas fora do seu site, logo, no ambiente de terceiros, para promover o seu domínio. Por outro lado, o SEO On Page são todas as atividades que você executa dentro do seu próprio site para promovê-lo.
Por exemplo, a publicação de um blog post no seu site é uma ação de SEO On Page, pois foi realizada pelo seu domínio. Já o blog post em um domínio de outro proprietário, desde que mencione o seu site no conteúdo, é um exemplo de SEO Off Page.
Técnicas e estratégias de SEO Off Page
Depois de entender o que é SEO Off Page, chegou a hora de conhecer algumas técnicas e estratégias dessa vertente na otimização de sites para os mecanismos de busca. Vamos lá?
1- Planeje um Link Building
O link building é indispensável em uma estratégia de SEO Off Page. Essa técnica pode (e deve) ser adotada. Isso não apenas por todos os benefícios de visibilidade, mas também para o algoritmo do Google entender que o seu site é confiável e relevante para ranquear.
A estratégia de link building para SEO consiste em ter sites de forte influência – e relacionados ao negócio – recomendando o seu conteúdo por backlinks.
Fatores como quantidade e diversidade dos links apontando para o seu site são cruciais. Ou seja, o número e a variedade de domínios indicando o seu conteúdo diz muito sobre a popularidade do seu site — e o algoritmo do Google “adora” isso.
2- Produza Guest Posts
Se você acha que Marketing de Conteúdo para SEO só envolve o on-page, está enganado.
O guest post é um ótimo exemplo de que é possível trabalhar na otimização do seu site investindo em conteúdo de qualidade no off-page.
Guest posts são artigos de autores convidados para publicar em um blog diferente do seu. Contudo, o segredo para aproveitar a audiência de um domínio diferente é oferecer conteúdos envolventes com o uso inteligente de links e menções ao seu negócio.
Para que a estratégia de guest posts gere resultados no SEO Off Page, procure produzir conteúdos para sites de alcance, mas que faça sentido ao seu segmento.
Veja também essas 5 dicas para fazer parcerias para guest post!
3- Utilize as Redes Sociais
É praticamente impossível falar de estratégias para crescer na internet sem falar das redes sociais. Apesar de não serem um mecanismo de pesquisa exatamente, muitos usuários utilizam esses espaços para buscar respostas.
Afinal, quantas pessoas descobrem novos negócios por meio de plataformas como o Instagram e depois buscam no Google para saber mais? Isso mesmo: milhares!
As redes sociais impulsionam a popularidade da marca, e isso contribui para gerar mais pesquisas e menções nos motores de busca.
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